domingo, 1 de abril de 2012

Como é a minha participação na orientação escolar/profissional do meu filho?


Os estudos revelam que os adolescentes valorizam o contributo e aconselhamento dos pais na tomada de decisões no que diz respeito às opções educativas e vocacionais.
Pergunte-se:
Sei quais as disciplinas que o meu filho gosta mais e as de que gosta menos? Sei em que disciplinas tem mais dificuldade? Conheço as ofertas educativas e formativas que existem no sistema de ensino? O meu filho sabe o que quer estudar e que via de ensino quer seguir? O meu filho sabe a profissão que gostaria de ter? Quais são os planos de futuro do meu filho? Necessita de ajuda na sua definição? Beneficiaria em ter alguma experiência pré-profissional?
Recomendações:
Estimule a exploração do mundo profissional contactando com profissionais da área que são do interesse do seu filho, apoiando a descoberta de outras profissões e até, a sua vocação de futuro, e eventualmente promova experiências de trabalho comunitário que até poderão realizar em conjunto.
Respeite e promova a autonomia do seu filho mas mostre-se interessado e disponível para participar nessa fase. Mostre-lhe quais as decisões que teve que tomar no seu percurso académico e profissional, a forma como decidiu e como lidou com esse processo; o seu exemplo é uma referência importante para o crescimento do seu filho.
Para que o possa auxiliar neste processo é importante que conheça as aptidões, valores e interesses do seu filho por um lado e as diferentes ofertas educativas e formativas disponíveis por outro.

Sem comentários:

Enviar um comentário