A EPIS (Empresários Pela Inclusão Social) divulga, com frequência, diversos conselhos dirigidos aos pais no sentido de fazerem um melhor acompanhamento escolar dos seus filhos. Neste espaço partilharemos esses mesmos conselhos com os pais dos nossos alunos.
domingo, 1 de abril de 2012
Como é a minha participação na orientação escolar/profissional do meu filho?
Os estudos revelam que os adolescentes valorizam o contributo e aconselhamento dos pais na tomada de decisões no que diz respeito às opções educativas e vocacionais.
Pergunte-se:
Sei quais as disciplinas que o meu filho gosta mais e as de que gosta menos? Sei em que disciplinas tem mais dificuldade? Conheço as ofertas educativas e formativas que existem no sistema de ensino? O meu filho sabe o que quer estudar e que via de ensino quer seguir? O meu filho sabe a profissão que gostaria de ter? Quais são os planos de futuro do meu filho? Necessita de ajuda na sua definição? Beneficiaria em ter alguma experiência pré-profissional?
Recomendações:
Estimule a exploração do mundo profissional contactando com profissionais da área que são do interesse do seu filho, apoiando a descoberta de outras profissões e até, a sua vocação de futuro, e eventualmente promova experiências de trabalho comunitário que até poderão realizar em conjunto.
Respeite e promova a autonomia do seu filho mas mostre-se interessado e disponível para participar nessa fase. Mostre-lhe quais as decisões que teve que tomar no seu percurso académico e profissional, a forma como decidiu e como lidou com esse processo; o seu exemplo é uma referência importante para o crescimento do seu filho.
Para que o possa auxiliar neste processo é importante que conheça as aptidões, valores e interesses do seu filho por um lado e as diferentes ofertas educativas e formativas disponíveis por outro.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário