sábado, 7 de abril de 2012

Promovo hábitos de leitura em minha casa?


Dizem os estudos sobre a matéria que ter hábitos de leitura é um preditor de sucesso escolar. O interesse pela leitura pode e deve ser estimulado desde cedo!

Pergunte-se:
Alguma vez fui com o meu filho a uma livraria ou biblioteca? Costumo falar com ele sobre os meus interesses de leitura? Procuro conhecer os seus próprios interesses? Sou capaz de falar de um livro com entusiasmo? Comunico esse entusiamo ao meu filho? O meu filho tem oportunidade de me observar a ler? Sou capaz de aceitar interesses de leitura por parte do meu filho diferentes dos meus?
Recomendações:
Lembre-se sempre que o modelo que os pais oferecem é importante! Os filhos estarão mais motivados para a leitura se os pais lerem frequentemente e revelarem o seu interesse por esta atividade.
Aproveite as férias para promover este hábito: pode começar por leituras conjuntas de jornais e revistas ou fazendo uma visita à livraria ou à biblioteca desafiando o seu filho a fazer novas leituras; proponha leituras adequadas à sua idade; discuta com ele os livros que leu; desafie o seu filho a fazer um breve resumo e exposição sobre as leituras que faz.
Se a leitura não lhe suscitar grande interesse, sugira que pegue num livro associado a um filme ou série de televisão de que goste. Não desista desta estimulação e encontre formas de despertar o interesse pela leitura associada ao seu centro de interesse para que fique mais motivado para esta prática, fundamental para o sucesso escolar.

Sem comentários:

Enviar um comentário