A EPIS (Empresários Pela Inclusão Social) divulga, com frequência, diversos conselhos dirigidos aos pais no sentido de fazerem um melhor acompanhamento escolar dos seus filhos. Neste espaço partilharemos esses mesmos conselhos com os pais dos nossos alunos.
sexta-feira, 30 de março de 2012
Como é a minha ligação à escola?
Os estudos revelam que o envolvimento parental na escola está associado positivamente a resultados escolares mais positivos. Existem muitas escolas com atividades para as quais os pais são convidados, com o objetivo de promoverem a vinculação da criança e da família à escola e que facilitam o conhecimento mútuo entre estes dois sistemas.
Pergunte-se:
Sei que possibilidades existem para contactar o diretor de turma e os professores do meu filho? Reúno pelo menos uma vez por trimestre com o diretor de turma? Nestas reuniões costumo pedir informações acerca dos seus progressos e dificuldades? Quando deteto uma dificuldade procuro em conjunto com o professor chegar a uma solução comum? Costumo participar nas atividades que a escola promove e que são abertas a pais? Estou consciente dos benefícios da minha participação neste tipo de atividades?
Recomendações:
Embora seja inevitável que a maior parte da comunicação entre a escola e a família seja mediada pelo seu filho, é importante que procure frequentemente estabelecer um contacto direto com a escola e, em particular, com o diretor de turma. Uma comunicação mais frequente possibilita um maior conhecimento dos progressos e dificuldades do seu filho e respostas mais atempadas às dificuldades que possam surgir.
Como família que pretende consolidar a ligação à escola: siga atentamente a evolução académica e comportamental do seu filho; não falte a reuniões regulares agendadas pelos professores e se possível, faça parte da Associação de Pais e tenha um papel interventivo.
As atividades propostas pela escola são uma oportunidade de conhecer melhor o espaço onde o seu filho passa tantas horas, de conhecer os colegas (e famílias) do seu filho, os professores e outro pessoal da escola. Poderá ser também impulsionador de atividades na escola, mostrando-se numa 1ª fase disponível para colaborar.
Lembre-se que o seu filho sentir-se-á mais apoiado se perceber que ao pais estão "com ele".
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário