sexta-feira, 30 de março de 2012

Como é a minha ligação à escola?


Os estudos revelam que o envolvimento parental na escola está associado positivamente a resultados escolares mais positivos. Existem muitas escolas com atividades para as quais os pais são convidados, com o objetivo de promoverem a vinculação da criança e da família à escola e que facilitam o conhecimento mútuo entre estes dois sistemas.

Pergunte-se:
Sei que possibilidades existem para contactar o diretor de turma e os professores do meu filho? Reúno pelo menos uma vez por trimestre com o diretor de turma? Nestas reuniões costumo pedir informações acerca dos seus progressos e dificuldades? Quando deteto uma dificuldade procuro em conjunto com o professor chegar a uma solução comum? Costumo participar nas atividades que a escola promove e que são abertas a pais? Estou consciente dos benefícios da minha participação neste tipo de atividades?

Recomendações:
Embora seja inevitável que a maior parte da comunicação entre a escola e a família seja mediada pelo seu filho, é importante que procure frequentemente estabelecer um contacto direto com a escola e, em particular, com o diretor de turma. Uma comunicação mais frequente possibilita um maior conhecimento dos progressos e dificuldades do seu filho e respostas mais atempadas às dificuldades que possam surgir.
Como família que pretende consolidar a ligação à escola: siga atentamente a evolução académica e comportamental do seu filho; não falte a reuniões regulares agendadas pelos professores e se possível, faça parte da Associação de Pais e tenha um papel interventivo.
As atividades propostas pela escola são uma oportunidade de conhecer melhor o espaço onde o seu filho passa tantas horas, de conhecer os colegas (e famílias) do seu filho, os professores e outro pessoal da escola. Poderá ser também impulsionador de atividades na escola, mostrando-se numa 1ª fase disponível para colaborar.
Lembre-se que o seu filho sentir-se-á mais apoiado se perceber que ao pais estão "com ele".

Sem comentários:

Enviar um comentário