A EPIS (Empresários Pela Inclusão Social) divulga, com frequência, diversos conselhos dirigidos aos pais no sentido de fazerem um melhor acompanhamento escolar dos seus filhos. Neste espaço partilharemos esses mesmos conselhos com os pais dos nossos alunos.
quinta-feira, 22 de março de 2012
Férias da Páscoa, tempo de reflexão: Como é a ligação do meu filho à escola?
Pare e reflita : Como é a ligação do meu filho à escola?
Enquanto a ligação à escola se mantiver num nível razoável, é mais fácil encontrar estratégias para compensar ou resolver dificuldades de aprendizagem. Um “desligamento” acentuado, vai tornar mais difícil envolver o seu filho em procedimentos de compensação ou remediação. Deve por isso, identificar indicadores precoces de desvinculação e afastamento em relação à vida escolar.
Pergunte-se:
O meu filho gosta de ir à escola? Sente que o pessoal escolar gosta dele? Tem algum professor favorito? Sente que os colegas o aceitam? Sente-se integrado ou gostaria de estar noutra escola? Pertence a algum clube, equipa ou associação? Considera a escola importante para ter êxito na vida? Preocupa-se com as notas que tem e quer ser um bom aluno? Verbaliza o seu entusiasmo numa vida profissional? Utiliza verbalizações negativas para referir assuntos e temas relacionados com a escola? Falta repetidamente à escola ou a aulas específicas sem razão válida?
Recomendações:
O cérebro funciona melhor quando gostamos daquilo que fazemos! O mesmo acontece na aprendizagem: a atenção, o raciocínio, a compreensão e a memória são estimuladas pelas emoções positivas. É importante que o seu filho sinta prazer em andar na escola e em aprender novas matérias e competências.
Como pai e/ou mãe que pretendem apoiar o vosso filho na vinculação com a escola: mostre interesse pelos seus progressos; reforce os seus esforços; refira-se com entusiasmo às suas conquistas; crie espaço para que ele partilhe consigo as suas experiências escolares; reforce a relação existente entre sucesso escolar e realização pessoal e premeie o esforço mais do que o talento.
Sempre que o seu filho fale sobre a escola, mostre-se interessado e aproveite para aprofundar o tema; crie rotinas de conversa e discussão, aproveitando os períodos das refeições em que estão juntos, as deslocações entre a escola e casa, ou momentos criados pela família para este efeito. A comunicação que o filho estabelece com o pai e a mãe é diferente, pelo que ambos devem ouvir, partilhar informação e ter estratégias de atuação comuns.
É importante que o seu filho perceba que os pais estão disponíveis para ouvir e conversar sobre a escola!
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