A EPIS (Empresários Pela Inclusão Social) divulga, com frequência, diversos conselhos dirigidos aos pais no sentido de fazerem um melhor acompanhamento escolar dos seus filhos. Neste espaço partilharemos esses mesmos conselhos com os pais dos nossos alunos.
sexta-feira, 30 de março de 2012
Como é a minha ligação à escola?
Os estudos revelam que o envolvimento parental na escola está associado positivamente a resultados escolares mais positivos. Existem muitas escolas com atividades para as quais os pais são convidados, com o objetivo de promoverem a vinculação da criança e da família à escola e que facilitam o conhecimento mútuo entre estes dois sistemas.
Pergunte-se:
Sei que possibilidades existem para contactar o diretor de turma e os professores do meu filho? Reúno pelo menos uma vez por trimestre com o diretor de turma? Nestas reuniões costumo pedir informações acerca dos seus progressos e dificuldades? Quando deteto uma dificuldade procuro em conjunto com o professor chegar a uma solução comum? Costumo participar nas atividades que a escola promove e que são abertas a pais? Estou consciente dos benefícios da minha participação neste tipo de atividades?
Recomendações:
Embora seja inevitável que a maior parte da comunicação entre a escola e a família seja mediada pelo seu filho, é importante que procure frequentemente estabelecer um contacto direto com a escola e, em particular, com o diretor de turma. Uma comunicação mais frequente possibilita um maior conhecimento dos progressos e dificuldades do seu filho e respostas mais atempadas às dificuldades que possam surgir.
Como família que pretende consolidar a ligação à escola: siga atentamente a evolução académica e comportamental do seu filho; não falte a reuniões regulares agendadas pelos professores e se possível, faça parte da Associação de Pais e tenha um papel interventivo.
As atividades propostas pela escola são uma oportunidade de conhecer melhor o espaço onde o seu filho passa tantas horas, de conhecer os colegas (e famílias) do seu filho, os professores e outro pessoal da escola. Poderá ser também impulsionador de atividades na escola, mostrando-se numa 1ª fase disponível para colaborar.
Lembre-se que o seu filho sentir-se-á mais apoiado se perceber que ao pais estão "com ele".
quinta-feira, 22 de março de 2012
Férias da Páscoa, tempo de reflexão: Como é a ligação do meu filho à escola?
Pare e reflita : Como é a ligação do meu filho à escola?
Enquanto a ligação à escola se mantiver num nível razoável, é mais fácil encontrar estratégias para compensar ou resolver dificuldades de aprendizagem. Um “desligamento” acentuado, vai tornar mais difícil envolver o seu filho em procedimentos de compensação ou remediação. Deve por isso, identificar indicadores precoces de desvinculação e afastamento em relação à vida escolar.
Pergunte-se:
O meu filho gosta de ir à escola? Sente que o pessoal escolar gosta dele? Tem algum professor favorito? Sente que os colegas o aceitam? Sente-se integrado ou gostaria de estar noutra escola? Pertence a algum clube, equipa ou associação? Considera a escola importante para ter êxito na vida? Preocupa-se com as notas que tem e quer ser um bom aluno? Verbaliza o seu entusiasmo numa vida profissional? Utiliza verbalizações negativas para referir assuntos e temas relacionados com a escola? Falta repetidamente à escola ou a aulas específicas sem razão válida?
Recomendações:
O cérebro funciona melhor quando gostamos daquilo que fazemos! O mesmo acontece na aprendizagem: a atenção, o raciocínio, a compreensão e a memória são estimuladas pelas emoções positivas. É importante que o seu filho sinta prazer em andar na escola e em aprender novas matérias e competências.
Como pai e/ou mãe que pretendem apoiar o vosso filho na vinculação com a escola: mostre interesse pelos seus progressos; reforce os seus esforços; refira-se com entusiasmo às suas conquistas; crie espaço para que ele partilhe consigo as suas experiências escolares; reforce a relação existente entre sucesso escolar e realização pessoal e premeie o esforço mais do que o talento.
Sempre que o seu filho fale sobre a escola, mostre-se interessado e aproveite para aprofundar o tema; crie rotinas de conversa e discussão, aproveitando os períodos das refeições em que estão juntos, as deslocações entre a escola e casa, ou momentos criados pela família para este efeito. A comunicação que o filho estabelece com o pai e a mãe é diferente, pelo que ambos devem ouvir, partilhar informação e ter estratégias de atuação comuns.
É importante que o seu filho perceba que os pais estão disponíveis para ouvir e conversar sobre a escola!
domingo, 11 de março de 2012
Últimas avaliações do Período
Estamos a entrar na reta final do 2º Período. Nada está perdido.
Na maioria dos casos vão agora começar as segundas avaliações.
- Incentive o seu filho a definir prioridades para esta fase.
- Se necessário construa com ele um novo horário de estudo adaptado a estas últimas semanas.
- Juntos analisem as disciplinas que requerem um esforço extra nesta fase final e incentive-o a empenhar-se.
- Lembre-o que o esforço compensa.
Afinal, “Todos queremos aprender!”
A equipa EPIS
terça-feira, 6 de março de 2012
A escola é importante?
- Vá transmitindo ao seu filho no seu dia-a-dia o valor que atribui à aprendizagem e ao sucesso escolar (ex: falando com o seu filho sobre as suas aprendizagens, reforçando o seu filho quando o vê curioso ou interessado num determinado assunto ou quando tem boas notas)
- Transmita-lhe a importância e o valor que atribui à escola. Pergunte-lhe sobre como correu o seu dia na escola ou fale-lhe da importância de algumas das suas experiências escolares para a sua vida.
- Reforce sempre que possível a relação existente entre o sucesso escolar e a realização pessoal e profissional.
Afinal, “Todos queremos aprender!”
A equipa EPIS
Subscrever:
Mensagens (Atom)