quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Os resultados do 1º Período!


  • Converse com o seu filho sobre os seus resultados escolares. Pergunte-lhe quais foram as suas dificuldades nas disciplinas em que teve notas mais baixas e quais as matérias que gostou mais nas disciplinas com melhores resultados. 
  • Reforce os bons resultados. Elogie! Incentive! Na idade escolar, a criança quer sentir-se competente e precisa para isso que os seus sucessos e progressos sejam reconhecidos. Lembre o seu filho que, se foi capaz de ter boas notas a algumas disciplinas, com trabalho e empenho será capaz de ter bons resultados em todas.
  • Se os resultados escolares ou o comportamento do seu filho no 1º Período não foram os que esperava, tente perceber quais foram as suas dificuldades. Utilize a disciplina para o ensinar e proteger e não para punir ou fazer sentir-se mal. Seja claro quanto ao que é o comportamento desejável e indesejável e consistente na aplicação destes princípios.
  • A auto-estima abrange os sentimentos e crenças das crianças acerca da sua competência e valor, incluindo a sua capacidade para confrontar e gerir as mudanças e para aprender a partir dos erros e sucessos. Contribua para que o seu filho se sinta valorizado. Reforce o seu esforço para atingir os objetivos que acordaram. Obrigue-se a fazer dois elogios por cada crítica que dirigir. Lembre-o que os erros e insucessos são inevitáveis em algum momento e que podemos aprender com eles.

Sem comentários:

Publicar um comentário