quarta-feira, 28 de setembro de 2011

O primeiro passo é a preparação do estudo

Ensine o seu filho que o primeiro passo é a PREPARAÇÃO DO ESTUDO!
Incentive-o a reservar os primeiros minutos para a preparação do material necessário (livros, fichas, apontamentos, caneta, borracha, lápis, afia, dicionário, etc.). 
Antes de iniciar a sessão de estudo, deve verificar se tem tudo o que necessita evitando ter de ser levantar a meio.
Se possível, o estudo deve ser organizado em blocos de mais ou menos 30 a 50 minutos começando pelas disciplinas mais difíceis ou menos agradáveis (quando se está menos cansado). Incentive as pausas.

sábado, 24 de setembro de 2011

Ensine o seu filho a estabelecer objectivos realistas


Ensine o seu filho a estabelecer objectivos realistas e concretos para cada dia de estudo, incentivando-o a definir:

  • o que é que não pode deixar de fazer naquele dia, por exemplo: TPC, preparar testes ou chamadas, fazer exercícios...
  • que disciplinas vai estudar, o número de páginas ou capítulos que vai ler, quantas lições vai rever, quantos exercícios vai resolver...

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Enquanto o seu filho estuda, evite interrupções

Enquanto o seu filho estuda, evite interrupções e certifique-se que os restantes elementos da família fazem o mesmo. Incentive-o a colocar um aviso na porta nos períodos de concentração!
No local de estudo deve ser evitado ruído e qualquer tipo de distracção... por isso, televisão, revistas, jogos de computador, telemóvel não devem estar acessíveis!

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Envolva o seu filho na preparação do seu espaço de estudo


Escolha mobiliário adequado: uma mesa suficientemente grande para estudar, onde possa colocar vários materiais ao mesmo tempo, e uma cadeira com altura adequada à mesa e que permita estudar com as costas direitas.
Tenha especial atenção com a iluminação do espaço de estudo. Um espaço bem iluminado evita o cansaço e os problemas de visão.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Defina um horário semanal com o seu filho

Defina um horário semanal com o seu filho que tenha em conta o seu horário escolar e os momentos do dia em que o rendimento é mais elevado!
Evite horas de estudo logo a seguir a um longo período de aulas.
Certifique-se que no período definido não existem outras actividades mais apetecíveis que o façam desviar-se dos objectivos de estudo, como por exemplo a hora do programa de televisão preferido ou a hora do lanche.